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terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Mercado de smartphones vende mais de 1 bilhão de aparelhos em 2013

Número é 38,4% superior à marca de 2012.Samsung lidera o ranking, seguida pela Apple.


O mercado de smartphones superou a marca de 1 bilhão de aparelhos vendidos em 2013, com a sul-coreana Samsung liderando o ranking como a fabricante que vendeu mais unidades, com 31,3% das vendas mundiais.
Assim, a Samsung se situa muito à frente dos 15,3% da Apple, segundo informe da consultoria de pesquisas e análises do mercado IDC.
Smartphone Ascend Mate2 4G, com tela de 6.1 polegadas, lançado pela Huawei na CES 2014. (Foto: Divulgação/Huawei)
Smartphone Ascend Mate2 4G, lançado pela Huawei
na CES 2014. (Foto: Divulgação/Huawei)
Segundo o IDC, no total no ano passado foram vendidos 1,004 bilhão de celulares inteligentes, 38,4% a mais que em 2012. E os smartphones foram 55% do 1,8 bilhão de telefones vendidos no total.
"O mero volume e o forte crescimento atestam a popularidade contínua dos smartphones em 2013", afirmou Ramon Llamas, analista do IDC.
"As vendas totais de celulares inteligentes alcançaram 494,4 milhões de unidades no mundo em 2011 e dobrar este volume em apenas dois anos mostra a forte demanda dos usuários e as estratégias dos vendedores para destacar" estes produtos, afirmou.
A empresa sul-coreana teve um crescimento de 42,9%, o que lhe permitiu ampliar seu domínio no mercado global, segundo cifras do IDC.
A Apple, por sua vez, cresceu 12,9%, menos do que o resto do mercado, à frente da também sul-coreana LG (4,8%) e da chinesa Lenovo (4,5%), destacou o IDC.
iPhone 5S é o principal smartphone da Apple (Foto: Divulgação/Apple)
iPhone 5S é o principal smartphone da Apple
(Foto: Divulgação/Apple)
Os dados publicados do quarto trimestre mostraram que a Apple recuperou um pouco suas vendas, com o lançamento dos novos modelos de iPhone.
Outro estudo divulgado na segunda-feira mostrou que o Android, sistema operacional móvel do Google, reforçou sua liderança no quarto trimestre à frente do iOS, o software da Apple, nos principais mercados do mundo, incluindo Estados Unidos, Europa e China.
O Windows Phone, plataforma da Microsoft, conseguiu se situar em um sólido terceiro lugar em alguns mercados, superando o iOS, da Apple, na Itália, segundo pesquisa sobre vendas no quarto trimestre, publicada pela Kantar Worldpanel.
A pesquisa mostrou que o Android, sistema operacional de código aberto, se mantém na liderança na Europa e na maioria dos mercados importantes, exceto o Japão.
O Android terminou 2013 como o primeiro sistema operacional móvel com quota média de 68,6% nos principais mercados da Europa (Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha), onde a Apple ficou em segundo lugar, com 18,5%.
Quanto à Nokia, o mercado europeu de celulares inteligentes só cresceu 3% com relação ao ano anterior. 'O êxito neste mercado não foi suficiente para reverter sua situação, refletida em recentes resultados decepcionantes', disse.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Governo lança cartilha que explica o que é pirâmide e marketing multinível

Mais de 80 denúncias de pirâmides foram recebidas pelos MP. Quatro empresas tiveram bens bloqueados e uma quinta teve o pedido feito.

O Ministério da Justiça lançou uma cartilha para explicar as diferenças entre as pirâmides financeiras, que são ilegais, e o marketing mutinível, que é canal de distribuição de produtos e serviços legal.

Os Ministérios Públicos receberam mais de 80 denúncias sobre pirâmides financeiras e cerca de dez tiveram ações ajuizadas, segundo a procuradora do Ministério Público de Goiás Mariane Guimarães, que integra a parceira entre Ministérios Públicos Federal e Estaduais. Telexfree, Bbom, Priples e Blackdever já tiveram seus bens bloqueados e a Mister Colibri já teve o bloqueio pedido, o que depende de uma decisão judicial.

A cartilha, que está disponível online, aponta que a principal diferença é que na pirâmide não existe a venda de um produto real que sustente o negócio, ou seja, a comercialização de produtos ou serviços tem pouca importância para a sua manutenção. "Para o esquema de pirâmides, a principal fonte de renda é o incentivo à adesão de novas pessoas ao negócio, o que faz com que seu crescimento não seja sustentável".

No marketing multinível ou de rede, diz a cartilha, o revendedor é compensado pelo que vende e pelos novos revendedores que atrai para a estrutura de vendas diretas, ou seja, recebe lucro das vendas e uma participação das vendas dos revendedores que recrutou e até das vendas dos recrutados por esses que ele recrutou (3 níveis abaixo).

O documento aponta alguns pontos que podem ajudar a detectar pirâmides:

- exigência de pagamento inicial de valores altos para a adesão;
- o trabalho do “revendedor” não está claramente vinculado a um esforço real de vendas verdadeira do produto. Pode até haver alguma atividade envolvida, mas ela faz pouco sentido para a venda;
- há promessa de altos ganhos, normalmente em pouco tempo, mas sem que haja clareza quanto a um real esforço do participante com a venda de produtos.

O Boletim de Proteção ao Consumidor/Investidor foi elaborado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

 http://g1.globo.com/economia

Veja 10 cuidados para quem vai declarar o IR pela primeira vez

Uma das principais dicas é não deixar para a última hora.
Precisa declarar quem recebeu rendimentos tributáveis em 2013.

 

 

Quem recebeu no ano de 2013 rendimentos considerados tributáveis pela Receita Federalterá de prestar contas ao Leão. Se essa for a primeira vez que o contribuinte preencherá a declaração do Imposto de Renda, é preciso tomar alguns cuidados.
Será obrigado a declarar o trabalhador que recebeu, em todo o ano de 2013, valor igual ou superior a R$ 25.661,70 (valor estimado pelos especialistas, ainda a ser confirmado pela Receita Federal).

Com a ajuda de especialistas, o G1 listou dez dicas nas quais o contribuinte deve prestar atenção antes de enviar o documento. As dicas são de Rodrigo Paixão, coordenador de IR da empresa H&R Block, e Ricardo Gutterres, supervisor da área de Imposto de Renda da COAD.

Veja dez dicas abaixo:

1) É preciso ter em mãos os documentos que comprovam os ganhos de 2013, como informes de rendimentos fornecidos pelos empregadores e recibos de aluguéis. Normalmente esses documentos são disponibilizados em meados de fevereiro.

2) Antes de escolher o modelo de declaração, o contribuinte precisa ficar atento ao que for mais vantajoso para o seu perfil. Ele pode optar por entregar a declaração no modelo simplificado ou no completo. No primeiro, ele tem desconto de 20% sobre a renda tributável, limitado a R$ 15.197,02 e, no segundo, usa todos os gastos para definir a restituição.  No final, depois de preencher a declaração com todos os dados necessários, o programa da Receita Federal irá indicar a melhor opção.

3) Antes de enviar, é preciso revisar todos os dados preenchidos na declaração. A Receita Federal cruza as informações do contribuinte com as fornecidas pelas fontes pagadoras. Uma vírgula em um lugar errado pode levar o contribuinte para a malha fina. No último ano, por exemplo, a omissão de rendimentos foi o principal motivo de malha fina.

4) Como é a primeira vez que o contribuinte vai fazer a declaração, é ainda mais importante que não deixe para a última hora. Nas últimas horas, o sistema da Receita costuma ficar congestionado, e o contribuinte poderá ter dificuldade para baixar os programas e enviar sua declaração.

5) Caso o contribuinte utilize como dependente em sua declaração a esposa, companheiro ou dependente, deverá observar se eles receberam rendimentos tributáveis durante o ano, pois esse valor também será considerado.

6) Se houve mudança de emprego em 2013, o contribuinte precisa ficar atento. Muitas vezes o contribuinte esquece de incluir as informações referentes ao seu trabalho anterior. Esse erro pode custar caro. Além de ficar retido em malha fina, o contribuinte poderá ter de pagar multa e juros, caso o resultado aumente o imposto a pagar.

7)  Rendimentos isentos de Imposto de Renda como férias vendidas, por exemplo, devem ser declarados na seção “Rendimentos Isentos ou Não-Tributáveis”. O contribuinte deve ficar atento também a rendimentos com tributação na fonte, como fundos de ações, para que ele não pague duas vezes.

8) Antes de entregar a declaração, quando houver imposto a pagar, o contribuinte deverá optar por pagar o imposto através de DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) ou selecionar a opção de débito automático, informando os dados bancários. É possível parcelar o imposto devido em até oito cotas.

No caso de imposto a restituir, o contribuinte precisará informar uma conta corrente para crédito da restituição.

9) É importante cadastrar uma conta bancária que não planeje encerrar a curto prazo, pois caso haja restituição a receber, é na conta informada que será feito o depósito.

10) Quando houver dúvida no preparo da declaração, a dica é que o contribuinte busque ajuda da receita Federal ou de um serviço especializado. Todo ano, faculdades costumam prestar esse serviço de forma gratuita.

 http://g1.globo.com/economia

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Dólar opera em alta nesta sexta, após alcançar maior valor em meses

Na quinta, moeda fechou em alta de 1,27%, a R$ 2,4026.
Relatório recomendando cautela em investimentos puxou a alta do dólar.

O dólar opera em alta nesta sexta-feira (24), se mantendo acima de R$ 2,40 pela primeira vez em cinco meses e elevando a valorização da semana.
Na quinta, a moeda fechou em alta de 1,27%, a R$ 2,4026, maior nível desde 22 de agosto passado, quando o Banco Central anunciou o programa de intervenções diárias no câmbio e o dólar era negociado na casa dos R$ 2,43.Por volta das 14h30, a moeda americana subia 0,30%, para R$ 2,4099. 
Até quinta, a moeda acumula alta de 2,4% na semana e no ano, a valorização foi de 1,91%.
A valorização foi uma reação ao mau humor do mercado em relação ao Brasil depois da divulgação de relatório da Pimco, maior fundo do mundo voltado a investimentos nestes países, criticando a política econômica brasileira.
"Investidores em mercados emergentes devem ser cautelosos com o Brasil, especialmente devido ao recente fraco desempenho",  no qual afirma que falta "ordem e progresso" ao país, em alusão à bandeira brasileira. "Para os investidores em mercados emergentes, o clima no Brasil foi caracterizado por qualquer coisa menos 'ordem e progresso' em 2013."
http://g1.globo.com/economia

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Facebook aposentará em abril tipo de anúncio que liga perfis a marcas

Polêmico, 'Histórias Patrocinadas' geraram reclamações de usuários. Cinco deles processaram o Facebook e receberam US$ 20 milhões.

 

O Facebook deixará de exibir em 9 de abril os anúncios conhecidos como “Histórias Patrocinadas”. O polêmico tipo de publicidade que utiliza os perfis dos usuários para endossar empresas aos amigos deles na rede social foi o responsável pela companhia ser condenada a pagar US$ 20 milhões para encerrar uma ação na Justiça dos Estados Unidos no ano passado.

O anúncio da aposentadoria da modalidade de propaganda foi feito pela companhia no fórum voltado a desenvolvedores para a plataforma. Lançada em 2011, as “Histórias Patrocinadas” chegaram a ser citadas pelo Facebook como crucial para que conseguissem reverter a desconfiança do mercado na capacidade da empresa de gerar receita com publicidade a partir de dispositivos móveis.

Funciona assim: todas as vezes que um usuário “curte” a página de uma marca ou de um serviço, está sujeito, caso não altere sua política de privacidade, a protagonizar uma das “Histórias Patrocinadas”. O anúncio sobre a marca ou serviço “curtidos” é exibido aos contatos desse usuário na rede.

A associação entre pessoas comuns e marcas feita por essa peça publicitária não foi bem aceita entre usuários do site, que sentiam que suas interações por meio do Facebook eram usadas para promover, sem a devida autorização, ações comerciais de empresas.

Em agosto de 2013, o Facebook fechou um acordo na Justiça dos Estados Unidos para se livrar de uma das reclamações motivadas por esse desconforto. Concordou em pagar US$ 20 milhões para encerrar uma ação judicial movida por cinco usuários em 2011. Dados do processo indicam que a rede social faturou com as “Histórias Patrocinadas” US$ 234 milhões entre janeiro de 2011 e agosto de 2012.

Logo após a decisão judicial, a rede social modificou sua política de uso de dados pessoais. Na época, a empresa informou que a mudança visava “explicar que os anunciantes também podem alcançar pessoas no Facebook usando as informações que eles já têm sobre você (como endereços de e-mail ou se você já visitou os sites deles anteriormente)”.

Na prática, o Facebook preparou o terreno para continuar associando informações pessoais a marcas.

“Contextos sociais –histórias sobre as ações sociais que seus amigos executaram, como “curtir” uma página ou fazer “check-in” em restaurantes—agora são elegíveis para aparecer perto de todos os anúncios mostrados aos seus contatos no Facebook”, informou a companhia nesta quinta-feira (9).

 http://g1.globo.com/tecnologia