Polêmico, 'Histórias Patrocinadas' geraram reclamações de usuários. Cinco deles processaram o Facebook e receberam US$ 20 milhões.
O Facebook
deixará de exibir em 9 de abril os anúncios conhecidos como “Histórias
Patrocinadas”. O polêmico tipo de publicidade que utiliza os perfis dos
usuários para endossar empresas aos amigos deles na rede social foi o
responsável pela companhia ser condenada a pagar US$ 20 milhões para
encerrar uma ação na Justiça dos Estados Unidos no ano passado.
O anúncio da aposentadoria da modalidade de propaganda foi feito pela
companhia no fórum voltado a desenvolvedores para a plataforma. Lançada
em 2011, as “Histórias Patrocinadas” chegaram a ser citadas pelo
Facebook como crucial para que conseguissem reverter a desconfiança do
mercado na capacidade da empresa de gerar receita com publicidade a
partir de dispositivos móveis.
Funciona assim: todas as vezes que um usuário “curte” a página de uma
marca ou de um serviço, está sujeito, caso não altere sua política de
privacidade, a protagonizar uma das “Histórias Patrocinadas”. O anúncio
sobre a marca ou serviço “curtidos” é exibido aos contatos desse usuário
na rede.
A associação entre pessoas comuns e marcas feita por essa peça
publicitária não foi bem aceita entre usuários do site, que sentiam que
suas interações por meio do Facebook eram usadas para promover, sem a
devida autorização, ações comerciais de empresas.
Em agosto de 2013, o Facebook fechou um acordo na Justiça dos Estados
Unidos para se livrar de uma das reclamações motivadas por esse
desconforto. Concordou em pagar US$ 20 milhões para encerrar uma ação
judicial movida por cinco usuários em 2011. Dados do processo indicam
que a rede social faturou com as “Histórias Patrocinadas” US$ 234
milhões entre janeiro de 2011 e agosto de 2012.
Logo após a decisão judicial, a rede social modificou sua política de
uso de dados pessoais. Na época, a empresa informou que a mudança visava
“explicar que os anunciantes também podem alcançar pessoas no Facebook
usando as informações que eles já têm sobre você (como endereços de
e-mail ou se você já visitou os sites deles anteriormente)”.
Na prática, o Facebook preparou o terreno para continuar associando informações pessoais a marcas.
“Contextos sociais –histórias sobre as ações sociais que seus amigos
executaram, como “curtir” uma página ou fazer “check-in” em
restaurantes—agora são elegíveis para aparecer perto de todos os
anúncios mostrados aos seus contatos no Facebook”, informou a companhia
nesta quinta-feira (9).
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