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segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Facebook aposentará em abril tipo de anúncio que liga perfis a marcas

Polêmico, 'Histórias Patrocinadas' geraram reclamações de usuários. Cinco deles processaram o Facebook e receberam US$ 20 milhões.

 

O Facebook deixará de exibir em 9 de abril os anúncios conhecidos como “Histórias Patrocinadas”. O polêmico tipo de publicidade que utiliza os perfis dos usuários para endossar empresas aos amigos deles na rede social foi o responsável pela companhia ser condenada a pagar US$ 20 milhões para encerrar uma ação na Justiça dos Estados Unidos no ano passado.

O anúncio da aposentadoria da modalidade de propaganda foi feito pela companhia no fórum voltado a desenvolvedores para a plataforma. Lançada em 2011, as “Histórias Patrocinadas” chegaram a ser citadas pelo Facebook como crucial para que conseguissem reverter a desconfiança do mercado na capacidade da empresa de gerar receita com publicidade a partir de dispositivos móveis.

Funciona assim: todas as vezes que um usuário “curte” a página de uma marca ou de um serviço, está sujeito, caso não altere sua política de privacidade, a protagonizar uma das “Histórias Patrocinadas”. O anúncio sobre a marca ou serviço “curtidos” é exibido aos contatos desse usuário na rede.

A associação entre pessoas comuns e marcas feita por essa peça publicitária não foi bem aceita entre usuários do site, que sentiam que suas interações por meio do Facebook eram usadas para promover, sem a devida autorização, ações comerciais de empresas.

Em agosto de 2013, o Facebook fechou um acordo na Justiça dos Estados Unidos para se livrar de uma das reclamações motivadas por esse desconforto. Concordou em pagar US$ 20 milhões para encerrar uma ação judicial movida por cinco usuários em 2011. Dados do processo indicam que a rede social faturou com as “Histórias Patrocinadas” US$ 234 milhões entre janeiro de 2011 e agosto de 2012.

Logo após a decisão judicial, a rede social modificou sua política de uso de dados pessoais. Na época, a empresa informou que a mudança visava “explicar que os anunciantes também podem alcançar pessoas no Facebook usando as informações que eles já têm sobre você (como endereços de e-mail ou se você já visitou os sites deles anteriormente)”.

Na prática, o Facebook preparou o terreno para continuar associando informações pessoais a marcas.

“Contextos sociais –histórias sobre as ações sociais que seus amigos executaram, como “curtir” uma página ou fazer “check-in” em restaurantes—agora são elegíveis para aparecer perto de todos os anúncios mostrados aos seus contatos no Facebook”, informou a companhia nesta quinta-feira (9).

 http://g1.globo.com/tecnologia

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